7 de junho de 2015

Jardim de Inverno - Kristin Hannah



Meredith e Nina Whiston são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser. Uma ficou em casa para cuidar dos filhos e da família. A outra seguiu seus sonhos e viajou o mundo para tornar-se uma fotojornalista famosa. No entanto, com a doença de seu amado pai, as irmãs encontram-se novamente, agora ao lado de sua fria mãe, Anya, que, mesmo nesta situação, não consegue oferecer qualquer conforto às filhas.
A verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser assim distante: uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs Whiston deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história.
Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade tão terrível que abalará o alicerce de sua família… E mudará tudo o que elas pensam que são.
“Difícil não rir um tanto e chorar ainda mais com a história de mãe e filhas que se descobrem no último momento.”
– Publishers Weekly



****

O que dizer desse livro? Acabei de ler e estou me sentindo um pouco deprimida. 
Meredith e Nina pensavam que sua mãe as odiava. Anya nunca sorrio para elas, nunca disse que as amava, não as incentivava em seus trabalhos. Com o passar do tempo, as duas acreditavam que não amavam a mãe também, mas logo descobriram que não era tão simples assim. O pai delas foi o "salvador da pátria", aquele homem amoroso, que sempre tentou manter a família unida e cheia de amor, mas ele estava velho e seu fim próximo. Foi ele que começou a mudar a vida de suas filhas e sua mulher. Após sua morte, Anya cumpriu o que prometeu, e após muito resistir, finalmente começou a contar a história de sua vida, quando ainda era uma menina de 15 anos na gelada Leningrado, Rússia.

A vida de Anya mudou com a Segunda Guerra Mundial, mas antes disso viver na Rússia já não era mais tão seguro. Stalin governava o país com mãos de ferro e ninguém podia falar, escrever ou ler o que queria. Tudo era muito restrito. Anya pensava que viveria uma grande história de amor, e realmente foi assim, mas não como nos contos de fada. Viver um amor durante a guerra era complicado, e Anya teve que ser forte vezes demais e abriu mão das coisas mais simples possíveis.
Tudo que passou na guerra transformou Anya de uma forma que também refletiu nas suas filhas. Mas após contar toda sua história, as filhas iriam conhecer a verdadeira mãe delas, e assim, talvez, pudessem viver de forma um pouco diferente a partir disso.

Se você espera encontrar nesse livro um grande romance entre um homem e uma mulher que se apaixonam, passam por problemas, depois casam e vivem felizes para sempre, irá se decepcionar.

O livro não é sobre romance, mas sim sobre perdas, encontros, reencontros impossíveis, escolhas. Para começar a autora nos coloca no meio de uma Guerra, e conta de forma muito crua, honesta e real, as dificuldades que os moradores passavam. A falta de comida, de dinheiro, de segurança, de calor, mortes. É difícil não se emocionar, pois mesmo sendo uma história de ficção, sabemos que esses fatos são reais, e isso tudo realmente aconteceu na guerra, pessoas realmente morreram de fome, famílias foram devastadas.

A história é triste, mas também é linda, apaixonante. O começo pode ser um pouco cansativo, mas insistam, pois valerá a pena, e você não conseguirá desgrudar do livro, nem quando acabar.



Um comentário:

  1. Eu tenho um pequeno defeito, que é julgar o livro pela capa.
    Vi a capa dele e até achei linda, mas não foi uma capa que me chamou a atenção, o nome do livro muito menos, mas mesmo assim algo dentro de mim me disse para ler a resenha e dar uma "terceira chance" (1 - capa, 2 - título) ao livro, e que bom que eu ouvi.
    Adorei a resenha e me deixou curiosa pra conhecer o livro, principalmente por saber que não se trata de mais um clichê romântico. Vou adicionar na minha listinha de livros e espero não me decepcionar!

    Beijos,
    Sara | Livro de Gente
    www.livrodegente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, espero que tenha gostado desse espaço.

E fique a vontade para comentar.

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger