29 de outubro de 2010

[Divulgação] Aqui Estão os Tigres - Pablo Gonzalez


Título: Aqui Estão Os Tigres
Autor: Pablo Gonzalez
Editora: Scortecci
Gêrero: Romance Psicológico
Ano de publicação: 2010
Número de Páginas: 168

Sinopse: Você já sonhou e, enquanto sonhava, teve consciência que estava sonhando? Esse curioso fenômeno, conhecido como “sonho lúcido”, é um dos ingredientes de Aqui Estão Os Tigres, segundo romance do escritor paulista Pablo Gonzalez. Narrado em primeira pessoa, o livro tem como personagem principal um desenhista de 35 anos chamado Valentino. Além de suas experiências oníricas, ele, ao mesmo tempo em que produz e seleciona desenhos para um festival, reflete sobre o sofrimento e as dificuldades do artista, inventa histórias fantasmagóricas e revive episódios reais de sua vida, incluindo o seu frustrado caso de amor com Celine, por quem ainda está apaixonado. A fim de resolver um problema judicial (dois anos atrás, bateu o carro dirigindo bêbado), Valentino chega a uma estranha cidade e encontra uma pousada na qual pretende passar a noite. Na vida real, Celine está completamente sumida (ela sequer lhe telefona), mas, no mundo dos sonhos, a sua aparição é quase certa.
 
*************

O ESCRITOR PABLO GONZALEZ FALA SOBRE O SEU ÚLTIMO ROMANCE, AQUI ESTÃO OS TIGRES  

Entrevista concedida a Felix Nogueira Jr.

Você realmente teve esses sonhos mirabolantes que descreve no livro? Como surgiu a ideia de utilizar sonhos em um romance? Você costuma ter sonhos lúcidos?

Todos os sonhos são mirabolantes, não é mesmo? Bem, tenho certa facilidade para me lembrar de sonhos. Todos os dias, quando acordo, costumo me perguntar o que sonhei e, se possível, faço anotações. Usei esse material no livro mas, como se trata de ficção, também inventei muita coisa. Na verdade o meu interesse por sonhos vai muito além disso. Acredito que fazer literatura é uma forma de aproximar o consciente do inconsciente (na terminologia junguiana esse processo se chama “individuação”). Quanto aos sonhos lúcidos, eles são muito raros. Eu diria que em geral tenho sonhos semi-lúcidos, ou seja, tenho uma vaga noção de que estou sonhando, e não uma lucidez total que me permitiria dizer algo do tipo: “Ei, isto é um sonho, posso saltar deste prédio de 80 andares! [risos]”. 

E essa paixão do Valentino por Celine, ela foi baseada em uma experiência real?

Acho que a maioria dos homens não compreende a complexidade feminina. Incluo-me nesse grupo [risos]. O Valentino é alguém que está procurando a salvação através do amor (e através da arte) e não está preocupado com os aspectos humanos de um relacionamento. Nesse sentido, ele aprende algumas coisas com outra personagem do livro, a Gladys, que é uma mulher mais velha, e também com a mocinha que trabalha na pousada. Esta última, por exemplo, ao ver o modo afobado com que Valentino desenha, afirma que ele deve ser um “ejaculador precoce”. Já a Celine é mais a projeção de uma mulher idealizada do que uma pessoa em carne e osso.

Você não respondeu à minha pergunta.

Está bem... [risos] eu me rendo! Sinceramente, não acho que isso tenha relevância, mas confesso que me baseei em algumas experiências reais, sim. 

De onde surgiu a ideia para o título, Aqui Estão Os Tigres?

Escrevi essa frase em determinado trecho do livro, sem saber que posteriormente ela me serviria de título. Utilizei-a porque me pareceu bonita.

Quem é esse fantasma que aparece no livro?

O fantasma está presente no livro todo (ele até escreve a introdução), mas, na verdade, ele nunca aparece. É uma espécie de anti-imagem. Tudo o que sabemos a seu respeito é que ele tem um chapéu preto, mas o que há debaixo desse chapéu? Gosto de brincar com a imaginação do leitor, por isso utilizei o fantasma, mas ele também representa a visão que o artista julga que terá de sua própria obra, a posteriori.

Para terminar, o que você acha da literatura brasileira atual?

Acho que estamos vivendo um momento de efervescência e revolução. Com o advento das pequenas tiragens, a impressão sob demanda e o ebook, a cadeia produtiva do livro se tornou mais curta, mais dinâmica. Essas mudanças têm aspectos positivos e negativos. O principal problema, no entanto, continua sendo a escassez de público. Acho que a leitura compulsória no colégio não estimula o gosto por livros na juventude... Mas sou bastante otimista. Esses jovens que cresceram lendo Harry Potter já estão chegando a outra etapa da vida e, naturalmente, estão procurando outros tipos de literatura, e eles estão sedentos por livros! 
 

 ************
 

 Para adquirir o livro, visite o site da Livraria Cultura:


 
Para maiores informações sobre o autor e sua obra, acesse seu blog http://www.pablogonzalez1.blogspot.com/

 
E Boa Leitura...

3 comentários:

  1. Adorei a entrevista! Agora vamos ao livro (já estou na metade)!

    ResponderExcluir
  2. Pablo, achei tudo muito interessante. Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Eu tambem pucliquei um livro:
    "UM CERTO SER-CAMINHAR DE PESCADOR".
    Se quizer ver esá no google.
    Giovanni de Paulo.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, espero que tenha gostado desse espaço.

E fique a vontade para comentar.

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger