28 de junho de 2010

O Outro - Bernhard Schlink


Depois de perder a mulher para o câncer, Bengt procura conforto nas tarefas mais simples do dia a dia. Até que recebe uma carta endereçada a ela e tudo o que viveram juntos desmorona. Percebendo a chance de manter viva a memória da esposa, Bengt começa a responder às cartas como se fosse Lisa. A cada nova carta, ele a redescobre. Entretanto, as mensagens não são suficientes e logo a empatia entre os dois e a curiosidade de Bengt fazem com que ele vá ao encontro do Outro.

  • Minha Opinião:
Bengt amou sua mulher até os últimos e mais difíceis dias de sua vida. Perde-la foi um golpe muito grande que ele não estava conseguindo superar. Ao abrir uma carta recem chegada para ela, ele se surpreende pela forma que a carta é escrita, como se sua esposa tivesse sido infiel a ele. Depois de se corresponder com o outro, ele resolve encontrá-lo, mas a pessoa que ele conhece é muito diferente do que ele imaginava. O outro é um homem sem muitos escrúpulos, fanfarrão e playboy. A principio Bengt não consegue entender porque sua mulher teria um caso com um tipo daquele. A partir dai ele lembra as horas que não se dedicou a ela e a seus filhos, momentos que a carreira era mais importante que tudo, outros que ele era mais importante, com sua preocupações, sucessos e fracassos. Sua esposa tinha um homem incompleto dentro de casa, ele não a fazia rir e se sentir bela e feliz como o outro um dia a fez sentir. Mas mesmo assim ela ficou com ele, pois Bengt sempre foi o amor de sua vida, apesar de seus defeitos e de suas preferências ela nunca o abandonaria.

Depois dessas descobertas, Bengt consegue retornar sua vida, o vazio dentro dele sempre irá existir, sempre irá faltar uma parte de si mesmo, que foi junto com sua esposa, mas a vida será mais serena, pois ele sabe o amor que sua esposa dedicou a ele e a seus filhos, e ele finalmente descobre a mulher maravilhosa que ela foi e que sempre será dentro de seu coração.

Esse é um livro muito fácil de ler, é pequeno, li em menos de 2 horas, e a leitura flui muito bem. Confesso que prefiro livros mais longos, que tenham mais conteúdo, e uma história mais forte. O Outro é um livro muito bom, mas é quase como um conto, como se o autor contasse uma passagem de sua vida em algumas horas de prosa. Mas enfim, recomendo ele, principalmente por ser lançado um filme baseado neste livro, O Amante.


Trailer do Filme O Amante, baseado no livro O Outro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, espero que tenha gostado desse espaço.

E fique a vontade para comentar.

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger