26 de junho de 2010

Amor em São Petersburgo - Heinz G. Konsalik


O baile de ano-novo de 1914 no palácio de inverno em São Petersburgo reúne pela primeira vez o oficial alemão Gregor von Puttlach e a aristocrata russa Grazina Vladimirovna. Os dois se apaixonam às vésperas da Primeira Guerra Mundial e da Revolução de Outubro de 1917, que colocaria fim ao czarismo russo. Com Alemanha e Rússia em lados opostos, Gregor é obrigado a escolher entre a pátria e o amor. Os acontecimentos desenrolam-se nos salões da corte, nas vastas propriedades feudais dos nobres russos e, por fim, na Sibéria agreste e desconhecida. Konsalik leva o leitor aos confins da Ásia e à Europa devastada pela guerra, enquanto dois amantes lutam até o fim pelo direito de unirem seus destinos acima da política e da guerra. 

  • Minha Opinião:
Eu particularmente gosto muito de histórias antigas, principalmente aquelas que acontecem na em épocas de guerra. A maioria das histórias que vemos dizem respeito a 2ª Guerra Mundial, talvez por ter sido mais cruel, com o domínio de Hitler e o marcante dia da descoberta da bomba atomica. Histórias relacionadas a 1º Guerra Mundial são dificieis de serem vistas, e por esse motivo esse livro me fascinou tanto. Ele conta a história principalmente da Rússia, como se iniciou a grande disputa, o inicio da dominação dos bolchevistas, liderados por Lênin, enfim grande parte do que aconteceu com a população da época, principalmente com as famílias da alta sociedade, que foram quase totalmente dizimadas. 

E em meio a toda essa disputa, surge um amor quase impossível entre a filha de um general russo com um tenente alemão, os dois sendo politicamente inimigos. Gregor teve que decidir entre seu amor e sua pátria, sua decisão trouxe muitos desafios para esses dois jovens apaixonados, que passaram muitas dificuldades para fugir da morte e assim salvar o amor existente entre eles dois.
A guerra foi cruel, levou pessoas que eles amavam, fizeram eles desistirem da Rússia, a sua casa, e tiveram que aprender a viver de uma forma muito diferente do que viviam até então. Mas eles ainda tinham a esperança de um dia voltarem para a Rússia, voltar para a terra delas, um lugar de paz e sem medo.

É um romance muito bonito, e o final foi muito especial e cálido, não havia melhor maneira de terminar o livro. Simplesmente magnifico, recomendo!!!

2 comentários:

  1. Eita..... agora estou curiosíssima para saber como terminou...... conta vai! please!!!!

    Eu tb gosto muito de romances ambientados na guerra. Tenho um que é intocável, é bestseller formato banca chamado Anos Roubados. Se achar numa banca compra. Vc irá adorar!

    bjsss

    ResponderExcluir
  2. A vontade de contar é grande...hehe
    Mas com certeza vou apanhar se fizer isso. Só posso dizer que os dois voltaram para a Russia que eles tanto amaram quando já estavam bem velhinhos..
    Só posso dizer isso...hehe

    E obrigado pela dica, essa já vai pra listinha.
    bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, espero que tenha gostado desse espaço.

E fique a vontade para comentar.

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger