13 de julho de 2011

O Guardião de Memórias - Kim Edwards


Com mais de três milhões de exemplares vendidos nos Estados Unidos, O Guardião de Memórias é uma fascinante história sobre vidas paralelas, famílias separadas pelo destino, segredos do passado e o infinito poder do amor verdadeiro. Inverno de 1964. Uma violenta tempestade de neve obriga o Dr. David Henry a fazer o parto de seus filhos gêmeos. O menino, primeiro a nascer, é perfeitamente saudável, mas o médico logo reconhece na menina sinais da síndrome de Down. Guiado por um impulso irrefreável e por dolorosas lembranças do passado, Dr. Henry toma uma decisão que mudará para sempre a vida de todos e o assombrará até a morte: ele pede que sua enfermeira, Caroline, entregue a criança para adoção e diz à esposa que a menina não sobreviveu. Tocada pela fragilidade do bebê, Caroline decide sair da cidade e criar Phoebe como sua própria filha. E Norah, a mãe, jamais consegue se recuperar do imenso vazio causado pela ausência da menina. A partir daí, uma intrincada trama de segredos, mentiras e traições se desenrola, abrindo feridas que nem o tempo será capaz de curar. A força deste livro não está apenas em sua construção bem amarrada ou no realismo de seus personagens, mas, principalmente, na sua capacidade de envolver o leitor da primeira à última página. Com uma trama tensa e cheia de surpresas, O Guardião de Memórias vai emocionar e mostrar o profundo - e às vezes irreversível - poder de nossas escolhas.


  • Resenha:
David e Norah ficaram encantados um com o outro quando se conheceram. O casamento logo aconteceram, e gravidez foi conseqüência. Os dois estavam felizes com a família que estavam formando, até o dia do parto. Ao ver que sua filha tinha síndrome de Down, David tomou uma decisão que iria mudar a vida de todos para sempre. David perdeu sua irmã quando ainda era muito jovem, por problemas no coração, e por todo sofrimento que ele viu sua mãe e a família passar por causa da doença, ele toma essa decisão tão polêmica, por acreditar que todas as crianças que tivessem essa síndrome, teriam em conseqüência, uma doença que as deixariam frágeis, e com o coração fraco. Assim sua assistente e enfermeira Caroline é designada a levar Phoebe, para um lugar que acolhe crianças com essa síndrome. Caroline sempre foi apaixonada por David, e talvez por esse motivo, resolve fazer o que ele lhe pede. Mas ao chegar ao abrigo, Caroline toma a decisão de ficar com Phoebe, pois o lugar é inadequado e nem um pouco acolhedor. Assim Caroline foge com Phoebe para outra cidade, e começa a enfrentar os desafios que uma criança com a síndrome de Down passam. Já David convive com a culpa de ter mentido a sua mulher, e dito que Phoebe faleceu no parto. 

Com o passar dos anos Norah se torna uma pessoa mais distante por não ter conseguido superar a morte da filha, e também não entende o distanciamento de David, que se sente culpado com o grande segredo que guarda. Ele percebe que seu filho Paul está crescendo, mas está se tornando um jovem amargo e rebelde, ainda mais depois que descobre que sua mãe é infiel e seu pai parece não se importar. O que antes poderia ser uma família de verdade, se torna apenas uma casa onde moram estranhos.

Os anos passam, e David vai recebendo fotos de sua filha, que apesar da síndrome, consegue ter uma certa independência na sua vida. Ele sofre com o segredo, com a falta da família, mas acredita que é tarde demais para desfazer uma mentira que fará com que sua agora ex mulher e se filho o odeiem ainda mais...

É uma estória muito delicada e linda, além de emocionante claro. O livro retrata um pouco dos desafios que uma pessoa com síndrome de Down tem que enfrentar, mas também mostra como essa pessoa pode ser feliz, e ter uma vida feliz. Também nos faz pensar, como escolhas realizadas em poucos minutos ou segundos, podem mudar a nossa vida e de outras pessoas.
Recomendo!!!!





2 comentários:

  1. Se tiveres oportunidade vê o filme ;)

    Boas Leituras!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana, pois é, nem sabia que tinha o filme, fui descobrir quando estava escrevendo a resenha. Com certeza irei assistir.

    Obrigado pela visita, bj

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, espero que tenha gostado desse espaço.

E fique a vontade para comentar.

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger