20 de janeiro de 2010

O anel de noivado - Danielle Steel



Este livro conta a história de Ariana, atravessando três gerações e tem início na Alemanha de Hitler durante a 2ª guerra, passando pelos horrores do nazismo.

Começa Com Kassandra, dama da alta sociedade alemã, casada com o banqueiro Walmar von Gotthard, com quem tem dois filhos. Ela se suicida após ser espancada por soldados alemães que prendem e matam seu amante. Seus filhos, Ariana e Gerhard são criados pelo pai até que, ao completar 16 anos é convocado pelo exército alemão e o pai tenta tirar os filhos da Alemanha. Mas ele é assassinado quando tenta passar Gerhard pela fronteira, deixando-o sozinho em uma hospedaria de Zurique aguardando a volta do pai com a irmã. Ariana é feita prisioneira da SS. Mas ela é protegida pelo tenente Manfred von Tripp e os dois se casam.

Quando acaba a guerra e Manfred morre ela está novamente só, até conseguir embarcar para os Estados Unidos como refugiada. Lá é adotada pela família Liebman e descobre que está grávida. Aceita casar com o filho do casal que a adotou para dar um nome ao filho, mas quando ele descobre que ela foi casada com um oficial alemão, a abandona.

Novamente sozinha, ela agora luta para sobreviver e criar seu filho, Noel. Depois de vários anos ela reencontra um amigo de seu pai, Max Thomas, a quem ela e o pai ajudaram a fugir da Alemanha. O flerte que eles tiveram na época pode agora se expandir em um sentimento maduro, solidificado pelo sofrimento que suas perdas lhe trouxeram. Juntos tentam recuperar parte do que perderam de suas vidas, pessoas que deixaram para trás, um passado triste e trágico. Quando Noel lhe apresenta a namorada, um choque: ela é filha de Paul Liebman, o homem com quem ela casou quando estava grávida. É através do anel de noivado de sua mãe Kassandra, que ela dá à noiva de Noel, Tâmara, que finalmente ela reencontra seu irmão, que agora se chama Gerard Goddard e vive em Paris.


  • Minha Opinião:
Mais um livro incrível de Danielle Steel. Como já estamos acostumados este também contém muita emoção, superação, coragem, e a força da mulher. A maior parte do livro é ambientada na Europa, durante a 2ª Guerra Mundial, gosto muito de histórias dessa época, pois sempre me traz muita curiosidade. Foi uma época de grande sofrimento, também para Ariana, que viu sua vida, antes tão certa, cheia de conforto, se transformar em um inferno. Teve que lidar com o desaparecimento do pai, não ficou sabendo de sua morte durante algum tempo, assim como do seu irmão, que ela nem imaginou que estaria vivo. Mas ela foi feliz por um curto período de tempo durante a guerra, que foi quando se casou com Manfred. Depois de sua morte, teve que andar por quilometros, ficou doente, enfrentou uma longa viagem de navio da Europa até os Estados Unidos, tudo isso sem saber de sua gravidez. Depois que uma família a acolheu, sofreu por ter que esconder a verdade deles, que foram tão generosos com ela. Eles nunca poderiam saber de seu casamento com o oficial alemão. Mas isso aconteceu quando seu marido viu uma foto antiga dela com Manfred. Mais uma situação difícil para Ariana, mas esse só foi outro obstáculo pelo qual ela passou, já tinha vivido situações muito piores e tinha sobrevivido. Era uma mulher forte, e por ser assim foi recompensada com o amor de um homem digno e o reencontro com seu irmão.

Recomendo!!




 

3 comentários:

  1. Nossa esse livro é muito bom, é meio antigo nn? pq me recordo que ele era da minha mae e eu tive que pegar emprestado enquanto ela nn via, uma vez que ela o considerava um pouco forte para a minha idade kkkkkkkkk
    É o tipo de livro que ler uma vez nn basta, é preciso ler novamente atravez dos anos e a historia sepre se renova
    Ameeeeeeei

    ResponderExcluir
  2. Olá, tem como vcs verem o link desse livro? Ele está inválido.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Li esse livro três vezes em 1994. E super recomendo. Muito bom!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, espero que tenha gostado desse espaço.

E fique a vontade para comentar.

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger